quarta-feira, 30 de março de 2011

O que é o SGSO?

O SGSO é a sigla para  Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional, o qual vem apresentar um novo conceito para o trato com os assuntos relativos à segurança nas operações das aeronaves,  tendo sido originado na Organização da Aviação Civil Internacional - OACI, através da sigla SMS - Safety Management System, ou Sistema de Gerenciamento da Segurança.
O  SGSO é um processo sistemático, explícito e abrangente de gerenciar riscos à segurança da operação de aeronaves. Como todo sistema de gerenciamento, o SGSO fornece os meios para o planejamento, a definição de metas e a medição do desempenho. É de fundamental importância que o SGSO contribua para a formação de uma cultura de segurança operacional em uma dada organização, envolvendo cada uma das pessoas direta ou indiretamente ligadas às atividades.
Em síntese, o cerne da questão do SGSO é o gerenciamento PREDITIVO (constantemente monitorado) da Segurança Operacional, o que somente será possível com o estabelecimento de uma cultura não-punitiva que incentive reportes de segurança operacional, para que o banco de dados da segurança seja fomentado com o maior número possível de informações, o que servirá de base para que o Gestor de Segurança Operacional adote ações mitigadoras, visando reduzir as exposições aos riscos identificados. A referida afirmação consta em outras palavras, na minuta da Resolução 106 da ANAC, abaixo reproduzida:

"O P-PSAC deve realizar a coleta de dados relativos à segurança operacional de sua organização e, em conseqüência, desenvolver e manter um banco de dados de segurança operacional e sistemas de processamento que forneçam a identificação de perigos etendências, assim como as análises e avaliações dos riscos associados, permitindo o planejamento de atividades que busquem mitigar os riscos de segurança operacional."

Nesse sentido, faz-se indispensável o engajamento de toda a comunidade aeronáutica no sentido de informar qualquer situação de risco verificada. Essa é a razão pela qual utilizamos do presente meio, o qual fornece mais uma possibilidade para que você possa contribuir com a Segurança em nossas operações. Primeiramente, contribuindo para a sua carreira profissional, uma vez que é impossível pensarmos no futuro de uma carreira aeronáutica sem considerarmos e sermos conhecedores do tema Segurança Operacional. Por consequência, beneficaremos também nossos amigos de profissão, familiares e usuários dos serviços de transporte aéreo,os quais por atos de irresponsabilidade e falta de compromisso com a Segurança, podem vir a ser vítimas de operações irregulares e não condizentes com a filosofia SGSO.

Esperamos que você se torne um frequentar assíduo deste blog e que dissemine esse pensamento!!

2 comentários:

  1. Gostaria de Parabenizar o "Aeroclube Pará", o qual busca por meio de inovação, planejamento e responsabilidade, estabelecer melhorias no quesito Segurança, possibilitando com a implantação dessa cultura de análise preventiva dos riscos, gerar um maior controle das atividades que envolvem Segurança Operacional garantindo, contudo, benefícios significativos e de extrema importância aos profissionais e usuários dos transportes aéreos. Além disso, também acredito que a interação com a comunidade aeronáutica no sentindo de ajudar, informar e orientar a respeito de supostos perigos é fundamental para o alcance de resultados positivos e eficazes. Petterson Garcia (piloto)

    ResponderExcluir
  2. Mando bem feio! (mas copiar e colar nao vale)rsrsr
    Falando serio agora: se todos se envolverem e realmente acreditarem que a manjada frase: "seguranca primeiro" e o fator que equaciona todos os problemas relativos a Seguranca Operacional - tanto profissonal quanto recreativa - teremos nao soh um Aeroclube mais serio e Seguro para mebros e frequentadores, quanto ainda evitaremos a suspencao das operacoes de nossas aeronaves...oque acaba sendo extremamente prejudicial para reputacao da escola e treinamento de Alunos.

    ResponderExcluir